quinta-feira, 1 de abril de 2010

Indignação bancária

Achei a primeira falha na "perfeição" dos serviços aqui na Alemanha: Sistema bancário.

De fato, já tinha ouvido falar que o sistema bancário do Brasil é um dos mais avançados do mundo e que aqui na Europa é meio ruim. Mas não imaginava como burra a coisa seria.

Como precisei abrir uma conta aqui (só tem praticamente um banco que oferece esse benefício a estrangeiros), ganhei um cartão de débito e a possibilidade de controlar minha conta pelo Bankline. Ai que saudades dos bancos do Brasil!!! Meu Bankline é beeeem básico e pobrinho. Não tem aquele um bilhão de opções que eu tinha no meu Bankline do Brasil (eu adorava ficar fuçando nas opções, vendo os gráficos do meu cartão de crédito...). E sem contar que o extrato é confuso, com um monte de número e nomes escritos na descrição do débito. E tudo azul e branco. Coisa monocolor chata...

Mas o pior nem é isso.

Mexendo no meu extrato (na verdade tentando compreende-lo), descobri duas movimentações, de 10 e 25 euros que eu não reconhecia como compra e não tinha nome de loja alguma. Nem ativando o recurso de tradução da página do Chrome conseguia entender. Resolvi perguntar para a antiga Au-Pair da familia, que está me quebrando um super galhão, que merda eu tinha feito. E pra minha indignação/surpresa, ela me explicou o seguinte:

Para serem feitas compras aqui com cartões, existem duas possibilidades. A primeira é usando a tarja preta atrás e a segunda, usando o chip. Existem algumas máquinas específicas, tipo as onde se compra cigarro, que só aceita o chip e não a tarja. E o resto é mais comum aceitar a tarja. Então, se eu quisesse, por exemplo, usar essas máquinas específicas, preciso transferir uma certa quantia da minha tarja (onde está contido todo o dinheiro da conta) para o meu chip. Fez sentido??

Então, qual foi a merda??
A BURRA aqui foi tentar sacar dinheiro sem um dicionário na mão (que eu vivo esquecendo) e sem ter ninguém ao redor para ajudar. Antes eu ter ligado para outras pessoas (pois alguém não me ajudou, né Alexandre?? :P), o orgulho de tentar conseguir sozinha era tanto que nem fiz isso. Depois de três tentativas, apertando tudo que via na frente, na última consegui finalmente sacar 20 euros, mudando a maneira que tinha feito nas duas anteriores.

Até ai tudo bem? NÃO!!! Achei estranho que nas duas tentativas anteriores não tinham saído dinheiro algum, apesar de eu ter escolhido valores na tela e ter digitado a senha. Até fiquei olhando a máquina alguns segundos para ver se de repente não saía o dinheiro. Não entendendo, peguei o que tinha conseguido sacar e saí feliz achando que tinha domado o caixa eletrônico burro. E o porque não ficou tudo bem? Porque esses valores de 10 e 25 euros que foram debitados da minha conta foram justamente as duas tentativas que fiz de sacar sem sucesso... Pois sem saber, fiz a operação de transferência da tarja pro chip........

Nessas horas, entender mais o alemão talvez ajudasse a não cometer a merda (ou pelo menos ter um dicionário na mão para eu procurar a palavra "saque"), mas nada exclui que esse sistema bancário é uma DROGA!!!!! Eu realmente não acredito que seja tão absurdo assim. Sem contar que tem vezes que eu assino e tem vezes que coloco senha... tudo muito doido!

Me ensinaram uma possível maneira de voltar o dinheiro pra minha conta. Espero do fundo do meu coração que dê certo, pois 35 Euros para essa vida de pobre Au-pair que eu to levando é muita grana....

Ou seja... #FAIL Bancos Alemães!

3 comentários:

Bruna disse...

nossa Vivis!
Essa dos bancos eu nunca imaginaria!

Bjsss

Anônimo disse...

ahaha.... o seu caso foi easy!!!
Aki na Dinamarca descontaram 300,- coroas dinamarquesas da minha conta sem me avisar... falaram q era de abertura de conta, sendo que nunca nenhuma das minhas amigas aqui pagaram tal valor. Liguei pra perguntar que valor era aquele, porque até entao eu nao sabia. Dai eles cancelaram minha conta. Fiquei sem conta e sem dinheiro! sinta-se feliz!

Malila disse...

Hahahaha Bbza, que coisa de gente burra, se uma conta so pq vc tem que mandar $$ pro chip?! Não me conformo!! Mas o melhor fui eu imaginando vc brigando com o caixa eletronico..hahahaha. Valeu a pena seu sofrimento pq eu ri mtoooo.
Bjusssss